Retalhos da Minha Infância
Histórias que vivi e de que ainda me lembro.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Paixão por livros

Minha paixão por livros começou bem na infância. Meus pais também gostavam de ler. 
À noite, depois da janta, o pai pegava um livro e lia em em vós alta. A mãe e a vovó faziam seus trabalhos manuais, ao redor da mesa da cozinha. No início  era sob luz de lampião, mais tarde, luz de bateria, carregada pela roda do moinho.
A maioria dos livros que lia eram na língua alemã. Mais tarde, quando já sabíamos ler, lia-se livros em português e cada uma participava da leitura lendo um trecho. Aprendi a ler  livros na língua alemã, cheguei a ler alguns sozinha também. 
Eu, especialmente, ficava imensamente feliz quando o pai voltava no sábado de sua feira de verduras em São Leopoldo, e passava na "Livraria Rotermund" e trazia livrinhos pra nós. Para mim sempre foram os melhores presentes.
Na época de estudante ginasial eu ganhava prêmios fim do ano, por ter sido a aluna que mais leu livros da biblioteca. Eu não os retirava ´por conta de receber prêmios, mas porque me fascinavam demais. Ficava as vezes a noite toda lendo, quando percebia barulho de alguém acordando para ir ao banheiro, eu depressa apagava a luz, voltando a ligar, quando ouvia silencio novamente.
Meu sonho sempre foi trabalhar em uma grande biblioteca, mas nunca cheguei a realizar este sonho. 
Hoje em dia me entristece, por ter pouco tempo para ler.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário